Zilma fundou uma
indústria de cosméticos que fabrica 190 produtos
Ela sempre sonhou em empreender. Quando encontrou o segmento em que acreditava, deixou a vida em Minas Gerais para se mudar com a família para o Espírito Santo, onde construiu uma indústria de produtos capilares. Hoje os cosméticos são vendidos em nove estados do Brasil.
O Sebrae abriu minha mente e me ajudou a ver a empresa por números. Aprendi muito sobre a importância de lidar com a questão do investimento e o tempo de retorno.
Na infância, Zilma Bauer gostava de brincar de dona de loja. Essa veia empreendedora a acompanhou por toda a vida. Em 1995, já casada e com filhos, decidiu acreditar no sonho de ter o próprio negócio e, junto com o marido, começou a buscar ideias e oportunidades para empreender.
Em 1997, após fazer pesquisa de mercado, viu que o segmento de beleza só crescia. Por coincidência, ela estava com queda capilar e buscava resolver o problema. Foi quando conheceu uma pequena linha de produtos de uma empresa que sequer era formalizada. Comprou os direitos para usar a marca e se mudou com a família de Minas Gerais para Vila Velha (ES) para abrir sua empresa e começar a produzir os cosméticos.

03Também com o apoio do Sebrae, fez um plano de negócios, que aumentou a profissionalização da empresa, e conseguiu incentivar empreendedores locais a produzir insumos que antes precisava comprar em São Paulo.
Três anos depois, quando seus produtos já eram vendidos a salões de beleza e começavam a ser comercializados também para estados do norte do País, Zilma buscou o Sebrae pela primeira vez. Lá, foi orientada a participar do projeto Brasil Empreendedor, por meio do qual conseguiu um empréstimo de R$ 50 mil para financiar a expansão de sua indústria.
A parceria com o Sebrae foi se fortalecendo ao longo dos anos, à medida que os negócios foram crescendo.
Sempre que eu preciso de uma solução, vou primeiro no Sebrae. Em 2000 eu não era quase nada, e agora a empresa cresceu mais de 100%.
Assim como Zilma você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?
Essa história continua. Siga nas redes.
Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.
Conte sua históriaVeja mais histórias de sucesso
Encontre histórias que têm a ver com você.- AC
- AL
- AM
- AP
- BA
- CE
- DF
- ES
- GO
- MA
- MG
- MS
- MT
- PA
- PB
- PE
- PI
- PR
- RJ
- RN
- RO
- RR
- RS
- SC
- SE
- SP
- TO
- Cursos e eventos
- Fale com Especialista
- Sebraetec
- Empretec
- Outros
- Vestuário e acessórios
- Alimentação e bebidas ou gastronomia
- Eventos
- Beleza e estética
- Construção civil
- Oficina/mecânica
- Sustentabilidade
- Tecnologia
- Transporte