Ana abriu seu salão de beleza e se tornou empresária aos 17 anos
Desde muito cedo, Ana Carolina queria ganhar o próprio dinheiro. Com uma maleta de esmaltes que ganhou aos 15 anos, começou a fazer a unha de moradores de sua cidade no interior. Aos 17 já tinha seu salão e, com apoio do Sebrae, dobrou o número de clientes.
Com o Sebrae, aprendi a importância de ser independente, de empreender e trabalhar, principalmente nós mulheres.
Aos 15 anos, Ana Carolina Souza ganhou de sua mãe um presente que marcaria o início da sua vida profissional: uma maleta de esmaltes, utensílios de manicure e outros itens de beleza. Aprendeu a fazer as unhas e não demorou para começar a atender as amigas e outras moradoras de Caculé-BA.
Pouco a pouco o número de clientes foi crescendo e sua avó lhe cedeu um quarto da casa onde moravam para trabalhar como manicure. A fim de ampliar seus conhecimentos, e também se capacitar como cabeleireira, fez cursos com profissionais da cidade. Além de ensinar as técnicas de beleza, eles despertaram na jovem a vontade de empreender.
Já com clientela consolidada, aos 17 anos Ana Carolina sentiu que estava pronta para dar um passo à frente e ter seu salão de verdade. O local escolhido para construí-lo foi um terreno ao lado da casa de sua avó. Ao emitir o alvará de funcionamento na prefeitura, conheceu a Sala do Empreendedor do Sebrae, onde recebeu a primeira consultoria.

03“Esse contato com o Sebrae me ajudou muito a planejar a mudança para o meu próprio salão. E até hoje eu busco com eles orientações sobre essas questões de planejamento e organização.
A partir de então, Ana fez diversos cursos como “Eu sei vender”, “Eu sei controlar o meu dinheiro”, entre outros, todos disponíveis no portal do Sebrae. Ao mesmo tempo, continuou se capacitando como manicure, maquiadora e cabeleireira, além de cursar faculdade de estética.
Assim que completou 18 anos, já ciente da importância da formalização, tornou-se microempreendedora individual (MEI). Com CNPJ, nascia oficialmente o Morena Flor. Com o empreendimento formalizado, a parceria com o Sebrae se fortaleceu ainda mais, e os negócios foram se expandindo.
Meus clientes cresceram mais de 100%, e eu ainda faço atendimento em outras cidades para noivas, madrinhas, debutantes, formandas.
Assim como Ana Carolina você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?
Essa história continua. Siga nas redes.
Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.
Conte sua históriaVeja mais histórias de sucesso
Encontre histórias que têm a ver com você.- AC
- AL
- AM
- AP
- BA
- CE
- DF
- ES
- GO
- MA
- MG
- MS
- MT
- PA
- PB
- PE
- PI
- PR
- RJ
- RN
- RO
- RR
- RS
- SC
- SE
- SP
- TO
- Cursos e eventos
- Fale com Especialista
- Sebraetec
- Empretec
- Outros
- Vestuário e acessórios
- Alimentação e bebidas ou gastronomia
- Eventos
- Beleza e estética
- Construção civil
- Oficina/mecânica
- Sustentabilidade
- Tecnologia
- Transporte