Ricardo abriu o 1º curso no Brasil dentro de uma sorveteria em operação
O empresário começou a empreender com uma chocolataria. Mas, no Sebrae, teve acesso a um material sobre sorveterias que lhe despertou a vontade de montar um novo negócio. Em seguida, agregou uma escola ao empreendimento, sendo o primeiro curso a funcionar em uma gelateria.
“Além de um gerador de conteúdo, de informação e orientação, vejo o Sebrae como um parceiro do empreendedor.
Formado em relações internacionais, Ricardo Sato trabalhava na área de recursos humanos de uma universidade no Rio de Janeiro (RJ), mas o que realmente queria era trabalhar por conta própria e ser seu próprio chefe. Para realizar o desejo de empreender, começou a conversar com amigos que tinham negócios em Penedo, um bairro de Itatiaia (RJ), até chegar à conclusão de que uma chocolataria seria o empreendimento ideal para montar no local.
“Em 2000, abri essa empresa e entrei no mundo no empreendedorismo.”
Para melhorar o negócio, procurou o Sebrae na cidade vizinha de Rezende (RJ). Após o primeiro contato, uma consultora foi até a chocolataria para realizar um diagnóstico da empresa, além de orientá-lo sobre capacitações para ajudá-lo a gerir o negócio.

03“Fiz curso de gestão financeira, de marketing, e tive a felicidade de fazer o Empretec, que foi muito bacana na minha vida de empreendedor.
Também por meio do Sebrae, Ricardo teve acesso a um material sobre sorveterias, que lhe despertou o interesse. E assim em 2013, após estudar profundamente o assunto, decidiu abrir o seu atual negócio, a Fuê Gelateria Escola, sendo o primeiro curso no Brasil a funcionar dentro de uma gelateria em operação.
“No dia da inauguração, éramos somente eu e minha funcionária. A gente trabalhava de madrugada, de dia, de tarde e de noite, como todo empreendedor faz no começo. Hoje temos dez colaboradores na gelateria, uma equipe que está conosco há muitos anos.”
E não foi só o número de funcionários que cresceu. O empresário diz que o empreendimento cresceu mais de dez vezes o volume de negócios em relação ao período inicial da sorveteria.
“Com sua experiência, Ricardo soube lidar bem com os problemas causados pela pandemia de Covid-19, e a gelateria não precisou demitir nenhum funcionário. O funcionamento da escola também não foi interrompido, pois os cursos passaram a ser online.
Assim como Ricardo você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?
Essa história continua. Siga nas redes.
Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.
Conte sua históriaVeja mais histórias de sucesso
Encontre histórias que têm a ver com você.- AC
- AL
- AM
- AP
- BA
- CE
- DF
- ES
- GO
- MA
- MG
- MS
- MT
- PA
- PB
- PE
- PI
- PR
- RJ
- RN
- RO
- RR
- RS
- SC
- SE
- SP
- TO
- Cursos e eventos
- Fale com Especialista
- Sebraetec
- Empretec
- Outros
- Vestuário e acessórios
- Alimentação e bebidas ou gastronomia
- Eventos
- Beleza e estética
- Construção civil
- Oficina/mecânica
- Sustentabilidade
- Tecnologia
- Transporte