SEBRAE Cliente Sebrae

Compartilhe
Moriá Turismo
Francisco Santos/PI

Renan expandiu a operação de sua agência de turismo para todo o Nordeste

Em conversa com o sócio, ele percebeu que seu sonho de empreender seria realizado levando as pessoas para viajar. Com um amigo, montou sua agência, que começou atuando apenas no Piauí. Mas, com o apoio do Sebrae, o negócio cresceu e passou a levar turistas para todo o Nordeste.

O Sebrae é muito importante para orientar o empreendedor desde o início e para manter o sucesso, sempre buscando alçar voos mais altos.

01

Aos nove anos Renan Costa engraxava sapato e vendia salgados em Simões, no interior do Piauí. Ele lembra que sua veia empreendedora era tão forte que aos 11 já tinha a própria banca de bombons, doces e picolés no centro da cidade.

Já adulto, começou a trabalhar em uma empresa como vendedor de perfumes. Mas, como o que ele realmente queria era ter seu próprio negócio, conciliava o trabalho com cursos de empreendedorismo.

A capacitação despertou nele um desejo ainda maior de empreender, mas Renan ainda não sabia ao certo em que segmento atuar. Conversando com um amigo, Manuel Sousa, que a partir daquele momento também se tornou um sócio, teve a ideia de abrir uma agência de turismo.

02
03

Assim, em 2017, após muito planejamento para começar já se diferenciando no mercado, nasceu a Moriá Turismo. Inicialmente, a empresa oferecia pacotes para praias mais próximas, mas logo o negócio se expandiu.

04

Renan diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o rápido crescimento operacional da agência. A parceria começou assim que formalizou a empresa. Para participar de oficinas sobre gestão, atendimento e fluxo de caixa, ele ia de moto até Araripina, cidade vizinha já no estado de Pernambuco.

“Valia muito a pena esse esforço, cheguei a ver palestras com grandes nomes como Geraldo Rufino. Essas experiências foram me mostrando cada vez mais que eu estava no caminho certo, de sempre buscar inovação e conhecimento. Estou sempre ligado no site do Sebrae, atento a todas as novidades e aos cursos online.”

Todo esse conhecimento acumulado foi aplicado no negócio. Por meio de pesquisa de satisfação com os clientes, o empresário conseguiu estabelecer um padrão de qualidade em transporte, hospedagem, além de outros serviços diferenciados, que fizeram a agência se destacar em relação à concorrência.

O resultado foi um crescimento sustentável que segue até hoje. Desde a inauguração, mais de 500 clientes já viajaram com a Moriá Turismo, que passou a atender em todo o Nordeste.

O começo da pandemia foi um período difícil. Mas Renan soube manter a calma e, mais uma vez, usou o que aprendeu no Sebrae para lidar bem com a crise. A primeira medida foi estreitar o relacionamento com os clientes. Ofereceu renegociações, créditos para uso posterior e adiou algumas viagens. No fim, conseguiu um crescimento expressivo quando pôde retomar a operação da agência.
A prioridade agora é expandir a empresa, que funciona em Francisco Santos (PI), para pontos estratégicos do estado, com representantes vendendo pacotes turísticos na capital, Teresina, e no Maranhão. "E vamos procurar o Sebrae para conduzir essa expansão da melhor forma possível."
Curtiu essa história?

Compartilhe essa história:

Essa história continua. Siga nas redes.

Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.

Conte sua história

Veja mais histórias de sucesso

Encontre histórias que têm a ver com você.
105 histórias
Filtros
UF
  • AC
  • AL
  • AM
  • AP
  • BA
  • CE
  • DF
  • ES
  • GO
  • MA
  • MG
  • MS
  • MT
  • PA
  • PB
  • PE
  • PI
  • PR
  • RJ
  • RN
  • RO
  • RR
  • RS
  • SC
  • SE
  • SP
  • TO
Solução
  • Cursos e eventos
  • Fale com Especialista
  • Sebraetec
  • Empretec
  • Outros
Segmento
  • Vestuário e acessórios
  • Alimentação e bebidas ou gastronomia
  • Eventos
  • Beleza e estética
  • Construção civil
  • Oficina/mecânica
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Transporte