Marcus triplicou o faturamento de seu software para restaurantes
Aos 17 anos, ele montou uma fábrica de softwares. Após se especializar em soluções para o ramo de alimentação, a empresa aumentou significativamente o faturamento e o número de clientes. Agora o empresário quer que seu empreendimento seja o maior do país nessa área.
“O Sebrae consegue viabilizar coisas que sozinho o empreendedor não conseguiria, seja através de cursos ou de rodadas de relacionamento com empresários e fornecedores.
Ainda adolescente, Marcos Varandas aprendeu a programar softwares com o seu pai, que era professor nessa área. Aos 17 anos, ainda na faculdade de processamento de dados, junto com o irmão Daniel, montou sua empresa de tecnologia, atendendo negócios de João Pessoa (PB).
“A gente transformava necessidades em software. E foi assim que a MVarandas surgiu, como uma fábrica de softwares. Esse foi o conceito e durante muitos anos, de 1997 até 2010. Mas isso era um dificultador para a gente crescer, porque quando um cliente novo surgia a gente tinha de desenvolver um novo produto.”
Em 2010, Marcus e Daniel decidiram se especializar no segmento de alimentação e, em 2013, após pesquisa e desenvolvimento de novas soluções, lançaram o Menew, que se tornou também a nova marca da empresa.
Desde então, passaram a oferecer produtos para diversos negócios do ramo: bares, pizzarias, restaurantes, lanchonetes e até casas noturnas. Entre as soluções que disponibilizaram, estavam software de operação com lançamento de garçom e impressoras na cozinha, aplicativo de venda online, totens de autoatendimento, sistemas de gestão, controle financeiro e de estoque.

03“É uma plataforma completa para o segmento de alimentação. E vai plugando soluções parceiras ou próprias, dependendo do que for necessário para cada empresa.
O primeiro contato com o Sebrae ocorreu na formulação do APL (Arranjo Produtivo Local) da empresa. “Ali começaram as primeiras conversas e fui entender o que era o Sebrae e vimos ali uma oportunidade de desenvolvermos o nosso grupo. Começamos a levar demandas para o Sebrae de cursos.” A primeira capacitação foi um curso sobre engenharia de vendas de software.
O empresário descreve a parceria como uma relação de muita troca e aprendizagem. “Levávamos as demandas, e o Sebrae nos atendia, criando cursos, certificações. E ele subsidiava uma parte desses cursos. Fizemos uma série de ações com o Sebrae naquele primeiro momento da construção da APL.”
Em 2015, Marcus voltou a procurar o Sebrae para conhecer mais sobre o movimento de startups. Na ocasião, participaram do Sebrae StartPB, um programa de startups da Paraíba.
“Nos aproximamos muito do Sebrae, fizemos o curso de startup inteiro, submetemos nosso projeto para o Startup Day, que é um desafio, e ficamos em segundo lugar em João Pessoa. Fomos premiados com uma missão para o Vale do Silício, recebemos mentorias.”
De acordo com Marcus, desde então a empresa não para de crescer em uma curva exponencial e hoje conta com 90 funcionários. “A gente mais que triplicou o nosso crescimento de faturamento e de clientes nos últimos anos.
“Com a chegada da pandemia de Covid-19, Marcus e o sócio entenderam que o mercado estava buscando opções de softwares para fazer vendas pela internet no delivery. Em cinco dias a empresa desenvolveu e lançou em abril. “Em pouco mais de um mês a gente tinha quase mil restaurantes usando o sistema e quando o mercado reabriu a gente já estava com mais de 5 mil restaurantes usando, e agora são mais de 6 mil.
Assim como Marcus você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?
Essa história continua. Siga nas redes.
Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.
Conte sua históriaVeja mais histórias de sucesso
Encontre histórias que têm a ver com você.- AC
- AL
- AM
- AP
- BA
- CE
- DF
- ES
- GO
- MA
- MG
- MS
- MT
- PA
- PB
- PE
- PI
- PR
- RJ
- RN
- RO
- RR
- RS
- SC
- SE
- SP
- TO
- Cursos e eventos
- Fale com Especialista
- Sebraetec
- Empretec
- Outros
- Vestuário e acessórios
- Alimentação e bebidas ou gastronomia
- Eventos
- Beleza e estética
- Construção civil
- Oficina/mecânica
- Sustentabilidade
- Tecnologia
- Transporte