Luiz transformou óleo de cozinha usado em produto antiferrugem
Luiz Claúdio queria aproveitar de alguma maneira o óleo de cozinha que tinha de descartar no seu trabalho. Ele sabia que podia transformá-lo em produto anti-ferrugem, mas não tinha como financiar os testes. No Sebrae, ele encontrou a solução que viabilizou o negócio.
Eu acho que, sabendo procurar o produto certo do Sebrae e tendo força de vontade, qualquer pessoa pode empreender com sucesso.
Funcionário de um shopping de Recife (PE) em 1998, todos os dias Luiz Cláudio Lima tinha a responsabilidade de recolher e descartar óleo de cozinha recolhido na praça de alimentação. Sem qualquer tipo de reaproveitamento ou reciclagem, o material era despejado na rede de esgoto.
Ao realizar a tarefa diária, Luiz pensava como poderia dar uma utilidade àquele resíduo que não fosse o descarte. Um dia lembrou que o pai passava óleo de mamona embaixo do carro para evitar ferrugem e pensou que talvez pudesse usar o óleo de cozinha de forma semelhante.
Com o plano em mente, procurou o Instituto de Ecologia de Pernambuco e explicou a ideia. Porém, era necessário um financiamento para iniciar os testes.

03“Eu não tinha condições de jeito nenhum, e eles me indicaram o Sebrae, que eu procurei imediatamente. Aí por meio do projeto Sebraetec eu consegui o financiamento.
Luiz conta que o instituto não lhe entregou o produto pronto, mas apontou a direção que deveria seguir para desenvolvê-lo. Então foi para casa, montou um laboratório na cozinha e começou a fazer testes. Três anos depois, finalmente começou a fabricar o produto antiferrugem para veículos.
Nos primeiros anos, as vendas eram pequenas e o produto continuava sendo testado e aperfeiçoado. Todo o lucro era reinvestido no negócio. Até que em 2008 a empresa foi formalizada como Redlub Recioleo.
A partir de então, o empresário seguiu se capacitando tanto para desenvolver melhor o seu produto quanto para melhorar a administração da empresa. Fez pesquisa de mercado e cursos de gestão, marketing, entre outros. O resultado não demorou a aparecer.
Crescemos muito desde o começo: uns 500%. Hoje também vendemos produtos para fabricação de ração, biodiesel e construção civil. Tudo feito com óleo reciclado.
Assim como Luiz Cláudio você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?
Essa história continua. Siga nas redes.
Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.
Conte sua históriaVeja mais histórias de sucesso
Encontre histórias que têm a ver com você.- AC
- AL
- AM
- AP
- BA
- CE
- DF
- ES
- GO
- MA
- MG
- MS
- MT
- PA
- PB
- PE
- PI
- PR
- RJ
- RN
- RO
- RR
- RS
- SC
- SE
- SP
- TO
- Cursos e eventos
- Fale com Especialista
- Sebraetec
- Empretec
- Outros
- Vestuário e acessórios
- Alimentação e bebidas ou gastronomia
- Eventos
- Beleza e estética
- Construção civil
- Oficina/mecânica
- Sustentabilidade
- Tecnologia
- Transporte