Luís transformou barraca de praia em restaurante para 1,5 mil pessoas
Tudo começou com um quiosque em Canoa Quebrada (CE) que recebia poucos clientes. Com o apoio do Sebrae, o empresário soube investir no negócio, que cresceu e se transformou em um dos principais restaurantes da região, com capacidade de receber shows para 10 mil pessoas.
“O Sebrae colocou na minha mente que a minha empresa poderia ser bem maior do que eu achava e esperava do negócio.
Em Fortaleza (CE), a rotina de Luís Nogueira era corrida: estudava de manhã, e à tarde trabalhava em uma farmácia entregando remédios. Após uns três anos de muito trabalho e aprendizagem, decidiu voltar para a vila em que nasceu, Canoa Quebrada, no município de Aracati (CE).
Há 25 anos, época em que retornou à comunidade litorânea, embora com estrutura bastante simples, a região já começava a atrair turistas interessados em desfrutar das belezas naturais das praias e falésias do local. Luís percebeu o movimento e, em sociedade com um primo, montou uma barraca e restaurante para atender os banhistas, a Chega Mais Beach.
“Depois, com o tempo, eu comprei a parte do meu primo e fiquei sozinho. Fui tocando o barco.”

03O negócio começou com dois funcionários e seis mesas, com pouco movimento. Mas aos poucos foi conquistando os turistas e, no boca a boca, a barraca cresceu e cativou uma grande clientela.
Um dia, o atendimento a um cliente mudaria significativamente a história do empreendimento. Era um consultor do Sebrae que, satisfeito com a estrutura e com o serviço da barraca, sugeriu que o negócio fizesse parte do Selo de Qualidade. Assim, começou a longa parceria com o Sebrae, que transformou tanto a empresa como o próprio Luís enquanto empresário.
“Deixei de ser simplesmente um cara que montou um negocinho pequeno e que estava satisfeito, para ser uma pessoa com perspectiva de futuro para crescer, gerar emprego e renda com qualidade. Uma visão de empreendedor mesmo.”
Além do Selo de Qualidade, Luís participou de diversos treinamentos e passou a ter consultoria financeira, com acompanhamento de perto de processos como compras e pagamentos. A partir de então, o empresário diz que o negócio não parou de crescer.
“Hoje, a Chega Mais é referência, é uma empresa com uma megaestrutura, e eu devo isso à minha equipe e a essa parceria com o Sebrae, que tem sido fundamental.”
Atualmente, o restaurante à beira-mar conta com estrutura de mais de 6 mil metros quadrados, que recebe até 1,5 mil pessoas sentadas. Também tem a capacidade de receber shows para até 10 mil pessoas, além de um auditório para cem pessoas usado para treinamentos, palestras e reuniões.
“Luís ressalta ainda que a Chega Mais tem um programa de sustentabilidade ambiental. "Usamos madeira de reflorestamento, reaproveitamos 80% de toda a água que usamos, e nós produzimos nossa própria energia por meio das placas solares. Temos sistema de captação de águas pluviais, e todas as águas de banheiro e das torneiras são levadas para uma BET [Bacia de Evapotranspiração], que é um sistema de tratamento de esgoto ecologicamente correto".
Assim como Luís você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?
Essa história continua. Siga nas redes.
Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.
Conte sua históriaVeja mais histórias de sucesso
Encontre histórias que têm a ver com você.- AC
- AL
- AM
- AP
- BA
- CE
- DF
- ES
- GO
- MA
- MG
- MS
- MT
- PA
- PB
- PE
- PI
- PR
- RJ
- RN
- RO
- RR
- RS
- SC
- SE
- SP
- TO
- Cursos e eventos
- Fale com Especialista
- Sebraetec
- Empretec
- Outros
- Vestuário e acessórios
- Alimentação e bebidas ou gastronomia
- Eventos
- Beleza e estética
- Construção civil
- Oficina/mecânica
- Sustentabilidade
- Tecnologia
- Transporte