Larissa lançou marca de alimentos saudáveis que conta com 30 franquias
Tudo começou quando ela percebeu que a maioria das crianças da escola de sua filha consumiam alimentos industrializados como lanche. A ideia de preparar lancheiras saudáveis para ajudar as outras mães se transformou em negócio, que se expandiu e conquistou o mercado nacional.
“O Sebrae apoia de verdade os pequenos negócios, dá todo o subsídio e suporte que o empreendedor precisa para começar e para continuar.
Mesmo com a rotina cheia de atividades, conciliando o trabalho como assistente social e a maternidade, Larissa de Souza nunca deixou de preparar lancheiras saudáveis para suas duas filhas pequenas, que frequentavam a mesma escola em Ji-Paraná (RO).
“Eu chegava em casa na hora do almoço e tinha que ter o cuidado de colocar opções de alimentos saudáveis na lancheira delas. Até que um dia eu pensei: será que as outras mães têm ideias para variar o lanche das filhas, em meio à rotina delas?”
Para tirar a dúvida, ela decidiu ir à escola na hora do recreio e observar o que as colegas das filhas levavam de lanche. Constatou que 90% dos itens eram industrializados ou frituras vendidas na cantina.
“Foi quando veio o insight de eu mesma preparar a lancheira dessas crianças, resolver o problema dessas mães, que na verdade dão opções industrializadas por uma questão de falta de tempo.”

03Como já tinha experiência com vendas, Larissa decidiu então transformar a ideia em negócio e, em março de 2016, lançou a Snack Saudável.
De acordo com a empreendedora, a proposta da empresa é a ideia de redução de danos. Assim, com a premissa de promover uma alimentação saudável, a Snack Saudável produz alimentos sem corantes, sem conservantes, porque são fatores que causam problemas de saúde.
“São alimentos frescos, preparados na hora. Antes a mãe comprava um bolinho industrializado, que fica 60 dias na prateleira do mercado. Quando ela recebe um bolinho da Snack, é fresquinho, foi feito naquele dia e vai para a lancheira da criança como se fosse a mãe que tivesse feito. Essa é a nossa proposta para o lanche infantil.”
Como não tinha noção de gestão, procurou o Sebrae para formalizar a empresa e acessar os serviços de apoio ao empreendedor. Além de consultorias, fez diversas capacitações.
“Comecei a fazer cursos, participei de várias missões pelo Sebrae, fui caminhando com eles e caminho até hoje. O que tem no Sebrae, acho que já fiz. O Empretec me ajudou muito porque dá uma noção fantástica de empreendedorismo.”
Por meio do Sebraetec, a empresária implementou o e-commerce para alavancar as vendas. “Sempre que precisamos ampliar e expandir, é através do Sebrae que a gente consegue, com um preço muito acessível e com profissionais do mercado muito capacitados.”
As qualificações e o apoio recebido do Sebrae se refletiram em crescimento pessoal e na expansão do negócio. O sucesso também rendeu o reconhecimento nacional de sua marca.
“Começamos como MEI, e hoje a gente é uma franqueadora com mais de 30 franquias espalhadas pelo Brasil. Já fomos considerados duas vezes pela Google do Brasil como um negócio inovador.
“Renata diz que a pandemia de Covid-19 forçou a empresa a inovar. Em vez de mandar os produtos para a escola, passou a enviá-los para as crianças em casa, tanto em opções frescas como congeladas. "Isso porque a mãe tinha que continuar trabalhando, e os filhos, estudando. Em home office, os pais também tinham a necessidade de consumir frutas e a gente cuidou disso.
Assim como Larissa você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?
Essa história continua. Siga nas redes.
Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.
Conte sua históriaVeja mais histórias de sucesso
Encontre histórias que têm a ver com você.- AC
- AL
- AM
- AP
- BA
- CE
- DF
- ES
- GO
- MA
- MG
- MS
- MT
- PA
- PB
- PE
- PI
- PR
- RJ
- RN
- RO
- RR
- RS
- SC
- SE
- SP
- TO
- Cursos e eventos
- Fale com Especialista
- Sebraetec
- Empretec
- Outros
- Vestuário e acessórios
- Alimentação e bebidas ou gastronomia
- Eventos
- Beleza e estética
- Construção civil
- Oficina/mecânica
- Sustentabilidade
- Tecnologia
- Transporte