SEBRAE Cliente Sebrae

Compartilhe
Cachaça Capotira
Vargem Grande/MA

Jorge criou uma marca de cachaça que é vendida em diversos estados

Por intermédio de um consultor do Sebrae, ele entrou em contato com a produção artesanal de cachaça e se interessou pela atividade. Sete anos depois, sua marca da bebida é comercializada pela maior rede de hipermercados de São Luís e em diversos outros pontos de venda no Brasil.

Um dos papéis importantes do Sebrae é ajudar o empreendedor a se conectar com o consumidor de seus produtos.

01

O engenheiro agrônomo e professor universitário Jorge Fontes trabalha com assistência técnica e extensão rural, ao mesmo tempo que administra, junto a seu pai, a fazenda da família em Vargem Grande (MA), onde cria cabras para a venda de leite e queijo caprino.

Por meio de um consultor do Sebrae, conheceu melhor a produção de cachaça artesanal no Maranhão e se interessou pela atividade. Um dos pontos que lhe chamaram a atenção foi o total aproveitamento da cana com a fabricação da bebida, já que os resíduos podem servir como alimentação animal ou para fertilização do solo.

Após visitar diversos alambiques, inclusive em outros estados, e estudar a fundo o tema, decidiu produzir sua própria cachaça, plantando o primeiro canavial em 2013. Dois anos depois, produziu o primeiro lote da bebida. O passo seguinte foi formalizar a empresa, que nasceu com o nome Cachaça Capotira.

02
03

A partir do momento que eu constituí a empresa, busquei o Sebrae para começar uma parceria que foi fundamental para o negócio.

04

A partir de orientações do consultor do Sebrae especialista em cachaça, Jorge desenvolveu o projeto e construiu sua fábrica. A consultoria também resultou na elaboração da identidade e do conceito da marca, bem como no registro dela junto ao Ministério da Agricultura.

“Além disso tudo, o Sebrae foi muito importante para me levar a determinados locais e conhecer as pessoas certas. Esse relacionamento e abertura de mercado foram fundamentais.” 

Desde a primeira leva, a fábrica vem expandindo e a produção vem sendo aprimorada a cada ano. Jorge planeja a fabricação de acordo com a demanda.

Em 2019, foram 20 mil litros produzidos e comercializados em dezenas de pontos de venda, em diversos estados, incluindo a maior rede de hipermercados de São Luís (MA).

Hoje trabalha junto ao consultor do Sebrae na reformulação do site da cachaçaria e no desenvolvimento de peças publicitárias da marca. O objetivo é ampliar os pontos de venda começar a exportar a produção.
Curtiu essa história?

Compartilhe essa história:

Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.

Conte sua história

Veja mais histórias de sucesso

Encontre histórias que têm a ver com você.
105 histórias
Filtros
UF
  • AC
  • AL
  • AM
  • AP
  • BA
  • CE
  • DF
  • ES
  • GO
  • MA
  • MG
  • MS
  • MT
  • PA
  • PB
  • PE
  • PI
  • PR
  • RJ
  • RN
  • RO
  • RR
  • RS
  • SC
  • SE
  • SP
  • TO
Solução
  • Cursos e eventos
  • Fale com Especialista
  • Sebraetec
  • Empretec
  • Outros
Segmento
  • Vestuário e acessórios
  • Alimentação e bebidas ou gastronomia
  • Eventos
  • Beleza e estética
  • Construção civil
  • Oficina/mecânica
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Transporte