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Debcronem Joias
Brasília/DF

Débora lançou uma marca de joias que cresceu 200% em um ano

Com carreira de mais de 20 anos na comunicação, Débora decidiu realizar um sonho que a acompanhava desde a juventude: aprender a criar bijuterias e acessórios. Com o apoio do Sebrae, ela transformou o hobby em um negócio que vem crescendo e conquistando novos clientes a cada ano.

O Sebrae dá um norte, uma segurança para que as pessoas realizem seus sonhos de empreender.

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Com carreira consolidada no jornalismo, e mais de 20 anos de experiência, Débora Cronemberger adiava há muito tempo a realização de um sonho: aprender a fazer bijuterias e acessórios. Quando decidiu que realmente gostaria de ter essa habilidade, pela qual tanto se interessava desde muito jovem, começou a pesquisar opções de capacitação nessa área.

Até que, em 2016, aproveitou as férias de seu trabalho como assessora de comunicação em Brasília (DF) e viajou para São Paulo, onde fez um curso intensivo de joalheria por duas semanas. A experiência superou suas expectativas, e a jornalista voltou a Brasília ainda mais encantada pelo ofício. 

“Eu saí de lá com vontade de continuar fazendo aquilo. Então, a comunicação deixou de ser a prioridade na minha vida, e passei a investir nesse caminho.”

Três meses após o retorno à capital, veio uma surpresa que mudaria de vez sua vida profissional: foi demitida. Com mais tempo para se dedicar ao design, Débora passou a se capacitar com afinco, por meio de cursos em Brasília e no Rio de Janeiro.

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No ano seguinte, percebeu que estava pronta para fazer do hobby uma profissão e procurou apoio no Sebrae para lançar sua marca de joias, a Debcronem Joias.

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O primeiro passo foi fazer o curso para elaborar o plano de negócio. Em seguida, fechou contrato com fornecedores, desenvolveu a logomarca e o site, além de criar contas nas redes sociais para a marca que estava surgindo.

“Quem é muito criativo às vezes precisa de ajuda nas questões técnicas e operacionais, então o Sebrae me inspirou muito a ter uma visão mais prática das coisas.”

Assim, aliou sua formação e experiência em comunicação aos novos conhecimentos sobre empreendedorismo para organizar os processos da empresa, conciliando com o trabalho criativo. Um exemplo de otimização de processos, resultado de sua profissionalização como designer, foi se concentrar cada vez mais na criação das peças enquanto um ourives parceiro executa seus desenhos com toda a precisão.

A empresária diz que está satisfeita, pois a marca tem crescido organicamente, e, aos poucos, os clientes foram aumentando. Entre o primeiro e o segundo ano do negócio, o crescimento foi de 200%

O foco agora é consolidar a marca, o público nas redes sociais e a base de clientes. A empresária também trabalha em novos lançamentos e nas ações de marketing para apresentar as novas peças. As novidades estão previstas para o segundo semestre.
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