Josmar agregou valor a seus produtos e sua empresa cresceu 600%
Josmar começou seu negócio nos fundos da casa dos pais que evoluiu para uma indústria de alimentos. Quando achou que não havia mais como crescer, aprendeu com o Sebrae a agregar valor a seus produtos e expandiu as vendas para outros estados do Brasil.
O Sebrae nos desafia a sair da zona de conforto e a inovar sempre.
Josmar Bagatin trabalhava em uma empresa de implementos agrícolas no interior de São Paulo, mas sua vontade era ter o próprio negócio. A oportunidade surgiu quando um amigo propôs uma sociedade: vender alho já descascado para açougues e restaurantes de Bauru-SP.
Ele topou a proposta e, com o empréstimo de R$ 2 mil de seu irmão, começou o trabalho com o sócio em uma área nos fundos da casa de seus pais.
Porém, mesmo com uma clientela já conquistada, pouco tempo após o início do negócio, Josmar e o sócio concluíram que os ganhos não eram suficientes para os dois. Assim, decidiram que ele seguiria sozinho com o empreendimento.
O empresário seguiu trabalhando com determinação, ainda na informalidade, e as vendas foram crescendo. Um ano depois, ele percebeu que era o momento de formalizar a empresa, e nasceu oficialmente em 2000 a Soeto Alimentos.

03Dois anos depois, com a compra de uma máquina de descascar alho, a produção aumentou, e a empresa passou a vender também para Curitiba e outras cidades menores. Outros produtos foram lançados, como o alho triturado e algumas conservas, entre elas a de tomate seco e a de champignon.
Com o aumento das vendas e a oferta de mais produtos, a produção precisou ser transferida dos fundos da casa dos pais para um barracão no sítio do avô de Josmar. Com a mudança, a empresa cresceu ainda mais, ampliando os negócios gradativamente, até que em 2012 foi necessária a construção de uma área de produção ainda maior na cidade.
No ano seguinte, o empresário achava que já estava bem estabelecido no mercado e não enxergava muitas oportunidades de crescimento, até que o Sebrae, que passou a ser um parceiro, o tirou da zona de conforto. O Programa Sebrae de Gestão e Qualidade (PSGQ) foi o ponto de partida, mas logo vieram o Empretec e o Programa Alto Potencial, que o ajudaram a entender a importância da inovação e de agregar valor aos produtos da Soeto Alimentos.
O Sebrae ajudou muito devido à toda a estrutura que tem. Na parte financeira sempre temos consultores para ajudar na informação de custos e outras questões. Também auxiliou na resolução de problemas do mercado, como encontrar o nicho certo.
Com essa nova perspectiva, o empresário viu a oportunidade de expandir ainda mais os negócios com lançamentos para o varejo. Em 2017, com o apoio do Sebrae, a empresa desenvolveu uma nova linha de produtos para esse mercado, com embalagens atraentes e novos rótulos.
““Conseguimos expandir bem a nossa marca. Temos uma boa atuação no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e parte do Rio de Janeiro. De 2013 até agora, eu creio que crescemos uns 600%.
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