SEBRAE Cliente Sebrae

Compartilhe
Soeto Alimentos
Joaquim Távora/PR

Josmar agregou valor a seus produtos e sua empresa cresceu 600%

Josmar começou seu negócio nos fundos da casa dos pais que evoluiu para uma indústria de alimentos. Quando achou que não havia mais como crescer, aprendeu com o Sebrae a agregar valor a seus produtos e expandiu as vendas para outros estados do Brasil.

O Sebrae nos desafia a sair da zona de conforto e a inovar sempre.

01

Josmar Bagatin trabalhava em uma empresa de implementos agrícolas no interior de São Paulo, mas sua vontade era ter o próprio negócio. A oportunidade surgiu quando um amigo propôs uma sociedade: vender alho já descascado para açougues e restaurantes de Bauru-SP.

Ele topou a proposta e, com o empréstimo de R$ 2 mil de seu irmão, começou o trabalho com o sócio em uma área nos fundos da casa de seus pais.

Porém, mesmo com uma clientela já conquistada, pouco tempo após o início do negócio, Josmar e o sócio concluíram que os ganhos não eram suficientes para os dois. Assim, decidiram que ele seguiria sozinho com o empreendimento.

O empresário seguiu trabalhando com determinação, ainda na informalidade, e as vendas foram crescendo. Um ano depois, ele percebeu que era o momento de formalizar a empresa, e nasceu oficialmente em 2000 a Soeto Alimentos.

02
03

Dois anos depois, com a compra de uma máquina de descascar alho, a produção aumentou, e a empresa passou a vender também para Curitiba e outras cidades menores. Outros produtos foram lançados, como o alho triturado e algumas conservas, entre elas a de tomate seco e a de champignon.

04

Com o aumento das vendas e a oferta de mais produtos, a produção precisou ser transferida dos fundos da casa dos pais para um barracão no sítio do avô de Josmar. Com a mudança, a empresa cresceu ainda mais, ampliando os negócios gradativamente, até que em 2012 foi necessária a construção de uma área de produção ainda maior na cidade.

No ano seguinte, o empresário achava que já estava bem estabelecido no mercado e não enxergava muitas oportunidades de crescimento, até que o Sebrae, que passou a ser um parceiro, o tirou da zona de conforto. O Programa Sebrae de Gestão e Qualidade (PSGQ) foi o ponto de partida, mas logo vieram o Empretec e o Programa Alto Potencial, que o ajudaram a entender a importância da inovação e de agregar valor aos produtos da Soeto Alimentos.

O Sebrae ajudou muito devido à toda a estrutura que tem. Na parte financeira sempre temos consultores para ajudar na informação de custos e outras questões. Também auxiliou na resolução de problemas do mercado, como encontrar o nicho certo.

Com essa nova perspectiva, o empresário viu a oportunidade de expandir ainda mais os negócios com lançamentos para o varejo. Em 2017, com o apoio do Sebrae, a empresa desenvolveu uma nova linha de produtos para esse mercado, com embalagens atraentes e novos rótulos.

Conseguimos expandir bem a nossa marca. Temos uma boa atuação no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e parte do Rio de Janeiro. De 2013 até agora, eu creio que crescemos uns 600%.
Hoje, a Soeto conta com 62 funcionários e uma área de produção de 4,3 mil metros quadrados em Joaquim Távora (PR). Ao todo, são 68 produtos vendidos para cinco estados, são produzidas mais de 200 toneladas mensalmente e no mês de maio serão lançados mais 13. A meta agora é vender os produtos em mais estados, ampliar a produção e começar a trabalhar também para a exportação.
Curtiu essa história?

Compartilhe essa história:

Essa história continua. Siga nas redes.

Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.

Conte sua história

Veja mais histórias de sucesso

Encontre histórias que têm a ver com você.
122 histórias
Filtros
UF
  • AC
  • AL
  • AM
  • AP
  • BA
  • CE
  • DF
  • ES
  • GO
  • MA
  • MG
  • MS
  • MT
  • PA
  • PB
  • PE
  • PI
  • PR
  • RJ
  • RN
  • RO
  • RR
  • RS
  • SC
  • SE
  • SP
  • TO
Solução
  • Cursos e eventos
  • Fale com Especialista
  • Sebraetec
  • Empretec
  • Outros
Segmento
  • Vestuário e acessórios
  • Alimentação e bebidas ou gastronomia
  • Eventos
  • Beleza e estética
  • Construção civil
  • Oficina/mecânica
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Transporte