Com vendas online, Josiane aumentou 100% o faturamento de sua loja
A administradora aceitou o desafio de assumir a loja de roupas que sua mãe gerenciava em Araçatuba e, com o apoio do Sebrae, reformulou todo o empreendimento. Os bons resultados não tardaram, e agora ela trabalha para expandir ainda mais o negócio.
“Eu sempre indico o Sebrae, porque abriu muito minha mente e me mostrou onde eu deveria focar. Uma visão de mercado que ajuda muito a gente.
Josiane Alves fazia faculdade de administração de empresas e trabalhava em um escritório de importação quando sua mãe ficou doente e não pôde mais seguir trabalhando na loja de roupas de que era dona em Araçatuba (SP). Diante da situação delicada, e para não fechar as portas, aceitou o desafio e assumiu o controle do empreendimento.
À frente do negócio, decidiu reformular tudo, desde a área expositiva dos produtos e a arquitetura do espaço ao nome da loja, que rebatizou de Black. A jovem já tinha alguma noção de gestão, mas, por recomendação de amigos, procurou o Sebrae interessada na consultoria e nos cursos oferecidos.
“Por mais que eu tivesse um certo conhecimento na área administrativa, fui lá para ter mais conhecimento sobre estoque, faturamento, gestão de pessoas, como lidar com os clientes. E me ajudaram muito nessa parte. Então ao longo dos anos fui sempre procurando o Sebrae.”

03A empresária participou da consultoria Varejo da Moda, que durou seis meses. Paralelamente, ela e sua funcionária também fizeram cursos de vitrine e de visual merchandising.
O apoio do Sebrae e as reformulações realizadas por Josiane não demoraram a gerar bons resultados. Além de ter aberto uma nova unidade em Bilac (SP), cidade vizinha, a empresária diz que o negócio cresceu 100%.
“Comecei a atingir públicos que não frequentavam a loja, de outras regiões. E há também pessoas que nunca vieram pessoalmente até a loja, mas compram comigo pelos aplicativos. Eu disponibilizo o serviço de levar a roupa até a casa da pessoa. Cresci porque consigo hoje atender qualquer região da cidade.”
A chegada da pandemia de Covid-19 deixou Josiane preocupada, mas ela diz que a consultoria com o Sebrae a ajudou a manter os clientes, com contato por meio de aplicativos de celular.
“Recebi muito material de apoio do Sebrae, ensinando como lidar com o fechamento temporário da loja.
Assim como Josiane você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?
Essa história continua. Siga nas redes.
Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.
Conte sua históriaVeja mais histórias de sucesso
Encontre histórias que têm a ver com você.- AC
- AL
- AM
- AP
- BA
- CE
- DF
- ES
- GO
- MA
- MG
- MS
- MT
- PA
- PB
- PE
- PI
- PR
- RJ
- RN
- RO
- RR
- RS
- SC
- SE
- SP
- TO
- Cursos e eventos
- Fale com Especialista
- Sebraetec
- Empretec
- Outros
- Vestuário e acessórios
- Alimentação e bebidas ou gastronomia
- Eventos
- Beleza e estética
- Construção civil
- Oficina/mecânica
- Sustentabilidade
- Tecnologia
- Transporte