Com técnica exclusiva e inovadora, Cleini abriu um salão afro de sucesso
A paixão pela beleza dos cabelos falou mais alto e levou a empresária a deixar o emprego na área de gestão de recursos humanos para abrir seu salão voltado para mulheres afrodescendentes. Ela se especializou na área e se prepara agora para lançar a própria linha de cosméticos.
“O Sebrae nos ensina sobre gestão e nos dá uma visão melhor sobre empreendedorismo.
Há 20 anos, Cleini Cruz trabalhava em um mercado de Brasília (DF), mas gostava mesmo era de arrumar o cabelo das colegas, o que lhe rendia também um dinheiro extra. Sentindo-se explorada e cansada do estresse do trabalho, decidiu sair do mercado e abrir seu próprio negócio: um salão de beleza.
Enquanto trabalhava como cabeleireira, começou a fazer faculdade de gestão em recursos humanos e, após seis anos, fechou o salão para se dedicar exclusivamente à nova carreira. Porém, após quatro anos trabalhando com RH, percebeu que o que a realizava de verdade era ser cabeleireira.
Foi assim que ela deu nova guinada na vida profissional, abandonando o RH para abrir um novo salão, dessa vez especializado em cabelo afro. “Hoje me sinto mais identificada ainda com a profissão, participando desse movimento da valorização da estética e cultura afro.”

03Para iniciar a nova fase, procurou o Sebrae, interessada em um direcionamento para o modelo de negócio que estava lançando, além de buscar mais conhecimento na área de gestão. Assim, começou uma consultoria e fez diversos cursos online disponíveis no Portal Sebrae.
“Essa parceria com o Sebrae me ajudou muito na parte de organização do negócio, como separar as finanças pessoais das finanças da empresa, por exemplo.”
O novo formato deu certo, os clientes foram aumentando, e Cleini se especializando cada vez mais. Após muita pesquisa e teste de produtos, desenvolveu uma técnica própria, o realinhamento cacheador, que se tornou o carro-chefe do salão.
“O empreendimento vem crescendo a cada dia, até por conta da ascensão dos afroempreendedores e do empoderamento do povo negro, da aceitação dos cabelos crespos e cacheados.
Assim como Cleini você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?
Essa história continua. Siga nas redes.
Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.
Conte sua históriaVeja mais histórias de sucesso
Encontre histórias que têm a ver com você.- AC
- AL
- AM
- AP
- BA
- CE
- DF
- ES
- GO
- MA
- MG
- MS
- MT
- PA
- PB
- PE
- PI
- PR
- RJ
- RN
- RO
- RR
- RS
- SC
- SE
- SP
- TO
- Cursos e eventos
- Fale com Especialista
- Sebraetec
- Empretec
- Outros
- Vestuário e acessórios
- Alimentação e bebidas ou gastronomia
- Eventos
- Beleza e estética
- Construção civil
- Oficina/mecânica
- Sustentabilidade
- Tecnologia
- Transporte