SEBRAE Cliente Sebrae

Compartilhe
Fluke
São Carlos/SP

O jovem de 22 anos que fundou uma operadora digital de telefonia

Desde cedo, Augusto se interessou por programação e desenvolvimento de sistemas. Após terminar o ensino médio, juntou-se a um grupo de amigos interessados em tecnologia para criar uma operadora digital de telefonia que já conta com cadastro de 3,8 mil clientes.

O Sebrae traz a visão do que é o empreendedorismo. Recomendo para pessoas que estão começando um negócio.

01

Aos 12 anos, quando voltava da escola para casa em Diadema-SP, Augusto Pinheiro viu computadores sendo descartados na rua. Não pensou duas vezes em levar os equipamentos para casa e, juntando as peças, montou o seu primeiro computador. Não demorou para aprender a desenvolver sistemas e programar softwares.

No fim do ensino médio, conheceu pela internet um grupo de outros cinco jovens da mesma faixa etária que também tinham interesse em tecnologia. Assim que terminaram a escola, decidiram que iriam trabalhar juntos.

Após pesquisas e levantamento de ideias de negócios, notaram a dificuldade das pessoas em contratar, cancelar ou alterar planos de telefonia. Decidiram então atuar nessa área, desenvolvendo uma operadora digital.

02
03

Em 2017 a ideia saiu oficialmente do papel, e surgiu a Fluke, como uma startup universitária.

04

Totalmente digital, sem locais físicos de atendimento e de recarga, a operadora se diferencia pela desburocratização, transparência e facilidade de gerenciar o consumo e gasto com internet, ligações e mensagens.

Augusto conta que o Sebrae foi fundamental para ajudá-los a estruturar a empresa. Entre os conteúdos que acessou, estão diversos cursos online gratuitos que o ensinaram muito sobre gestão.

 

 

 

 

Quando eu vi que eram gratuitos, achei que os conteúdos seriam muito simples. Mas, com eles você aprende, de fato, o que é empreendedorismo e entende que não consegue fazer nada sozinho.

Em 2018, a Fluke foi selecionada para participar da International Business Model Competition nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, o grupo começou a trabalhar para operacionalizar o negócio e colocar o serviço em funcionamento. Para isso, participaram de uma rodada de captação de recursos com investidores que viabilizou o aluguel da infraestrutura de uma operadora física. O lançamento público ocorreu dia 29 de janeiro de 2020, e o lançamento para mercado, um pouco antes, em novembro de 2019. 
Hoje a empresa tem 16 funcionários, incluindo os cinco fundadores, e conta uma fila de espera de 3,8 mil pessoas cadastradas. Por enquanto, o serviço está disponível apenas para consumidores de São Carlos e região, mas os planos de expansão para outros DDDs já estão traçados.
Curtiu essa história?

Compartilhe essa história:

Essa história continua. Siga nas redes.

Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.

Conte sua história

Veja mais histórias de sucesso

Encontre histórias que têm a ver com você.
105 histórias
Filtros
UF
  • AC
  • AL
  • AM
  • AP
  • BA
  • CE
  • DF
  • ES
  • GO
  • MA
  • MG
  • MS
  • MT
  • PA
  • PB
  • PE
  • PI
  • PR
  • RJ
  • RN
  • RO
  • RR
  • RS
  • SC
  • SE
  • SP
  • TO
Solução
  • Cursos e eventos
  • Fale com Especialista
  • Sebraetec
  • Empretec
  • Outros
Segmento
  • Vestuário e acessórios
  • Alimentação e bebidas ou gastronomia
  • Eventos
  • Beleza e estética
  • Construção civil
  • Oficina/mecânica
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Transporte