O jovem de 22 anos que fundou uma operadora digital de telefonia
Desde cedo, Augusto se interessou por programação e desenvolvimento de sistemas. Após terminar o ensino médio, juntou-se a um grupo de amigos interessados em tecnologia para criar uma operadora digital de telefonia que já conta com cadastro de 3,8 mil clientes.
O Sebrae traz a visão do que é o empreendedorismo. Recomendo para pessoas que estão começando um negócio.
Aos 12 anos, quando voltava da escola para casa em Diadema-SP, Augusto Pinheiro viu computadores sendo descartados na rua. Não pensou duas vezes em levar os equipamentos para casa e, juntando as peças, montou o seu primeiro computador. Não demorou para aprender a desenvolver sistemas e programar softwares.
No fim do ensino médio, conheceu pela internet um grupo de outros cinco jovens da mesma faixa etária que também tinham interesse em tecnologia. Assim que terminaram a escola, decidiram que iriam trabalhar juntos.
Após pesquisas e levantamento de ideias de negócios, notaram a dificuldade das pessoas em contratar, cancelar ou alterar planos de telefonia. Decidiram então atuar nessa área, desenvolvendo uma operadora digital.

03Em 2017 a ideia saiu oficialmente do papel, e surgiu a Fluke, como uma startup universitária.
Totalmente digital, sem locais físicos de atendimento e de recarga, a operadora se diferencia pela desburocratização, transparência e facilidade de gerenciar o consumo e gasto com internet, ligações e mensagens.
Augusto conta que o Sebrae foi fundamental para ajudá-los a estruturar a empresa. Entre os conteúdos que acessou, estão diversos cursos online gratuitos que o ensinaram muito sobre gestão.
Quando eu vi que eram gratuitos, achei que os conteúdos seriam muito simples. Mas, com eles você aprende, de fato, o que é empreendedorismo e entende que não consegue fazer nada sozinho.
“Em 2018, a Fluke foi selecionada para participar da International Business Model Competition nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, o grupo começou a trabalhar para operacionalizar o negócio e colocar o serviço em funcionamento. Para isso, participaram de uma rodada de captação de recursos com investidores que viabilizou o aluguel da infraestrutura de uma operadora física. O lançamento público ocorreu dia 29 de janeiro de 2020, e o lançamento para mercado, um pouco antes, em novembro de 2019.
Assim como Augusto você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?
Essa história continua. Siga nas redes.
Queremos conhecer a sua história e como o Sebrae fez parte dela.
Conte sua históriaVeja mais histórias de sucesso
Encontre histórias que têm a ver com você.- AC
- AL
- AM
- AP
- BA
- CE
- DF
- ES
- GO
- MA
- MG
- MS
- MT
- PA
- PB
- PE
- PI
- PR
- RJ
- RN
- RO
- RR
- RS
- SC
- SE
- SP
- TO
- Cursos e eventos
- Fale com Especialista
- Sebraetec
- Empretec
- Outros
- Vestuário e acessórios
- Alimentação e bebidas ou gastronomia
- Eventos
- Beleza e estética
- Construção civil
- Oficina/mecânica
- Sustentabilidade
- Tecnologia
- Transporte